Antivírus Pagos ou Gratuitos?



Ter um antivírus instalado no PC é essencial hoje em dia, a quantidade de vírus e pragas virtuais que surge diariamente é impressionante, ele ajuda a manter o Sistema Operacional, seus dados e arquivos pessoais em segurança. Alguns antivírus estão vindo com o Firewall junto, criando uma barreira e protegendo o PC de possíveis ataques ou brechas de segurança.
Existem várias empresas fabricantes de antivírus no mercado, dentre os “tipos” existentes dividem-se em três categorias:
  • Pagos: É preciso comprar a licença para utilizar o software;
  • Gratuitos: Pode ser instalado e utilizado sem restrição;
  • Online: Pode ser pago ou gratuito. Ele não precisa ser instalado, mas é necessário estar conectado a internet. É uma nova tendência, aproveitando a computação nas nuvens.
Comparando os antivírus pagos e gratuitos, eles são equivalentes em alguns testes de detecção de vírus. Já o Online está sendo utilizado cada vez mais, mas não deve ser o substituto dos anteriores, pode ser utilizado como uma segurança adicional.
A principal diferença de uma versão paga, está no suporte oferecido pelas empresas que vendem o software. Usuários ou Empresas que realizam operações financeiras, possuem documentos ou dados confidenciais, etc, optão por essa versão por necessitarem de um maior segurança e uma resposta rápida aos seus problemas.
Se você utiliza o PC para operações básicas, como acessar a internet, digitar textos, ouvir músicas, etc, os antivírus gratuitos darão conta do recado. Lembrando para todos os casos aquelas dicas básicas de segurança: Não abrir emails ou arquivos enviados por desconhecidos e não clicar em links desconhecidos ou suspeitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário